Quem sou eu

Minha foto
Escritor, psicólogo, jornalista e professor da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Literatura pela PUC-Rio, Pós-Doutor em Semiologia pela Université de Paris/Sorbonne III e ignorante por conta própria. Autor de doze livros, entre eles três romances, todos publicados pela ed. Record. Site: www.felipepena.com

terça-feira, 31 de julho de 2012

Tem crônica minha na revista Artigo de agosto

3 comentários:

Ana Arruda disse...

Caro Felipe,
Desculpe a ousadia, mas não pude resistir a tentação de lhe escrever. Tenho receio, é verdade, afinal, quem sou eu, uma mera sub, sub, sub que se arrisca a querer uma opinião ou quem sabe, uma ajuda na sua empreitada no ofício de escrever.
Vi você hoje no Programa Sem Censura e assim, motivada por tantos conselhos amigos, criei a coragem necessária e cá estou eu, de metida, a querer um pitaquinho seu, por menor que seja, acerca de minhas escrivinhações.
Tenho um blog onde conto histórias a respeito de minha vida. Não são histórias bonitas, muito pelo contrário, algumas beiram à tragédias. Vivi e ainda vivo um período de muita complexidade, incluindo várias tentativas de suicídio, uma internação em um hospital psiquiátrico (após colocar fogo em minha casa) e agora busco senão a cura para meus distúrbios, pelo menos uma tentativa de reabilitação.
Há um ano, após uma vida inteira de muito sofrimento, surtei geral, fiz coisas do arco da velha, muitas das quais não tenho nem lembranças, o que sei me chegou através de terceiros.
Após minha alta, resolvi fazer um blog. Queria um lugar onde pudesse contar minha história, onde de alguma maneira tivesse oportunidade de fazer uma catarse.
Assim nasceu a primeira parte dos meus escritos. Dei a ela o título de A Menina Feia. Depois, como os acessos continuaram a chegar, permaneci escrevendo. Escrevo sobre tudo: sobre minha vida como Enfermeira, minha experiência como fundadora de uma ONG, a VIVA BICHO e sobre tudo o que me interessa ou desperta minha atenção.
Hoje tenho mais de 9.000 acessos, de pessoas de todas as partes do mundo. Continuo a escrever, mesmo travando uma luta aguerrida com minha família, se é que se pode chamar de família aqueles que no momento em que mais precisei de apoio e compreensão me viraram as costas.
A essas alturas você deve estar pensando:" mas, o que eu tenho a ver com a história dessa maluca"?
Eu lhe respondo: sei que você procurou autores em blogs, então, será que você não poderia dar uma olhadinha no meu?
Gostaria de saber se a possibilidade de transformar o que escrevi em livro é real. As pessoas que me acompanham dizem que é, gostam do que escrevo e me incentivam a isso. Eu também sonho, mas daí a tornar esse sonho em realidade são outros quinhentos e cinquenta, ainda mais porque moro numa cidade pequena, embora muito conhecida (Balneário Camboriú) e não tenho experiência alguma nessa área.
É muito atrevimento de minha parte incomodar um Doutor em Literatura (chic você, heim?)?
Sei que é, mas se eu não tentar nunca vou saber, não é verdade?
Agradeceria imensamente se obtivesse uma resposta. Meu blog é: anaaarrudanoblog.blogspot.com
Cordialmente (cordialmente é das antigas, mas vá lá, também sou antiga),
Ana Arruda

Marcio Rufino disse...

Motivado pelo olhar generoso que tens sobre a vida e sobre a literatura brasileira contemporânea tão bem expressado na entrevista no Sem Censura visito este elegante blog e conheço mais um pouco de sua tão pertinente e bem articulada literatura. Me darias grande felicidade se visitasses meu blog http://emaranhadorufiniano.blogspot.com e comentasses meus escritos. Estou apenas repetindo oconvite que já fiz no face. Gostaria também que, se póssível me enviasse seu e-mail para enviar-lhe mais alguns textos. Grande abraço. É um prazer ter contato com tão grande figura. Abrçs!!!

Felipe Pena disse...

Oi, Ana. Vou ler seu blog com interesse. Só o fato de se arriscar na escrita já é um motivo para orgulho. Arrisque mais: procure uma editora.

Marcio, obrigado. É um prazer manter contato contigo. Meu e-mail é felipepena@globo.com . Abs